Trabalhar diariamente, por horas seguidas utilizando o computador, pode causar problemas sérios para nossa saúde.
Você conhece a sigla LER ? LER significa - Lesões por Esforços Repetitivos.
Estas lesões, atingem pessoas que trabalham utilizando o computador, geralmente digitadores. A LER pode ser dividida em 5 pontos, a saber:
Tenossinivite - "inflamação interna nos dedos" causada pela digitação constante.
Tendinite - inflamação nos dedos, mesma causa, digitação constante.
Sinovite - Inflamação na cintura e costas - postura incorreta ao sentar-se.
Capsulite - Inflamação no antebraço.
Epicondilite - Inflamação no cotovelo.
Os sintomas destas doenças surgem lentamente, podem levar anos ate que sejam notados, podem ser divididos nas seguintes fases:
a) dor leve, desconforto na região afetada durante o trabalho e ocasionalmente pontadas nesta região.
b) dor intensa e demorada, dormência, formigamento, ardor, inchaço, durante os afazeres normais e no trabalho.
c) dor forte e persistente, neste caso, surgem ainda outros sintomas: sono inconstante caibras enquanto dorme fraqueza, fadiga, suor nas mãos e palidez. O local afetado permanece dolorido.
A partir deste ponto, nem todas as tarefas rotineiras e no trabalho, a pessoa consegue realizar.
d) Dor forte e constante, sentimento de muita fraqueza, dificuldade em se concentrar, insonia, agressividade, medo, depressão e angustia.
Alem destes sintomas, o local atingido, começa a apresentar deformidades, a dor torna-se insuportável e a pessoa não consegue realizar nenhuma tarefa.
Cuidados para se prevenir desta doença (LER):
- Ajustar corretamente a cadeira e trabalhar com os antebraços devidamente apoiados na mesa.
- Sentar-se corretamente, apoiar totalmente as costas no encosto da cadeira. O tronco deve formar um angulo reto com as coxas, diminuindo a rigidez dos músculos, reduzindo a fadiga.
- Pés sempre apoiados.
- Ajustar o monitor do computador, a parte superior nunca devera estar acima dos olhos, evitar reflexos no monitor.
Por outro lado, estas não são as únicas doenças derivadas de esforcos repetitivos, assim como a LER, podem ainda desenvolver:
Cisto Sinovial
Fibromiosite ou Fibrosite
Bursite
Síndrome do Túnel de Carpo
Síndrome de Quervain
Síndrome do Canal de Guyon
Epicondilite
Problemas de Coluna
Mesmo que a posição utlilizada enquanto usamos o computador seja aparentemente confortável, ela pode ser a causa de problemas relacionados com a coluna. Dores no pescoço e nas pernas, sao os primeiros sinais de que a postura não esta correta, sentir estas dores regularmente podem causar sérios problemas para a coluna, tais como:
- Artrose - desgaste das articulações.
- Lordose - aumento anormal da curva lombar.
- Escoliose - surgimento de curvatura lateral na coluna vertebral.
Surgindo estes sintomas, ocorre a possibilidade de causar outros problemas graves, tais como a lombalgia, hernias de disco e ainda problemas estéticos.
Doenças Oculares
As imagens do computador são formadas por pontos minúsculos chamados pixel(s). Os olhos não conseguem focar estes pontos, necessitam focar repetidamente causando um estresse dos músculos oculares e a partir daqui poderão ocorrer os problemas de visão.
As causas destes problemas são, a posição do monitor e o tempo que a pessoa utiliza o computador. Conhecida como Síndrome do Olho Seco, sua causa esta relacionada ao longo tempo em que a pessoa permanece sem piscar, com isto, ocorre a evaporação das lagrimas, resultando na falta de lubrificação dos olhos.
Esta falta de lubrificação causa: irritação, fortes dores de cabeça, coceira nos olhos, olhos avermelhados e desconforto depois de usar o computador.
Vicio em Internet
Atualmente, a Internet ocupa um espaço grande na vida das pessoas, e este espaço cresce a cada instante. Em função disso, surgiu uma doença conhecida como, "Uso Compulsivo da Internet", em ingles "Pathological Internet Use" - PIU.
O "viciado" em Internet ou webaholics, busca relacionamentos amigáveis, porem, isto faz com que ele(a) diminua suas atividades sociais, e em certos casos, chega a assumir sua identidade (personagem) virtual. As características ou sintomas do "viciado" em internet são:
- Isolamento da família e amigos,
- Problemas escolares ou no Trabalho,
- Alteração no Relógio Biológico,
- Ansiedade, agitação, depressão e tensão, quando não esta conectado na Internet.
Finalizando, observando a postura, tempo em frente ao computador, e a necessidade de estar conectado, poderão ser evitados sérios danos a saúde, sejam eles em relação ao corpo ou psicologicamente.
Por: Celso Tadeu
Fontes: Microferas - Forum Juridico - Wikipedia